quarta-feira, 20 de abril de 2016

# a unicórnio



E eis que ressurge, sempre em momentos estrategicamente pensados, a Fada Verde, a nossa Madre Tereza da Amazônia, a gloriosa Marina Silva.

Dantes uma eco-fundamentalista xiita e hoje o proto-objeto de consumo da turma que faz dela a evolução da espécie (a)política, Marina anuncia, como sempre, “ser-contra-tudo-isso-que-aí-está”.

E para múltiplos delírios da plateia, ela chega toda mitológica, com um sorriso franciscano e ares de um dócil mico-leão dourado.

Se antes Marina saiu do PT (e do Governo) para não entrar na história, a cada momento eleitoral ela assim faz: salta do alto da montanha para dar rasantes cheios de sabedoria e, com a força dos ventos uivantes, é carregada para junto sabe-se bem de quem e do quê.

Eternamente raivosa pelo fato de Lula tê-la preterido como candidata presidencial de 2010, Marina entrega-se de corpo e alma à tarefa de sempre ressurgir do nada, ressair do ostracismo e resplandecer para as luzes globais como "a" candidata  mesmo que isso signifique, como em 2014, perder no seu próprio quintal, o Acre.

Sabe-se, claro, que no Brasil os "verdes" nunca federam e nem cheiraram o orgânico sabor de um partido ideológico e independente.

Mesmo assim, Marina há anos debandou do PV e criou um novo partido, uma REDE que pesca indecisos, andróginos e pirilampos da política alternativa e sem cor – atributos ignorados, claro, quando quis escancaradamente apoiar Aécio Neves na última eleição.

Ora, nestes nossos tempos, tipos como os ex-verdes olorizam-se pelo aroma prosecco das cheias taças que desfilam sobre as mesas e rodas de networking, sob o distintivo de se fazer algo "diferente", tal qual pregam e buzinam as pessoas-descolada-e-cansadas-e-do-bem-que-querem-fazer-política-mas-sem-dizer-que-é-política do "Agora!", como se viventes n´A Vila do M. Night Shyamalan.

E desta cepa, como indefectível fruto, brota Marina Silva como a herdeira única do trono político-episcopal.

Marina, a reboque da grande mídia, que por sua vez é a porta-voz dos grandes interesses econômicos e da ignorância da classe média, flerta com uma meta: aliar-se aos golpistas e, numa hipótese de vácuo, fulminar a centro-esquerda e assumir o atentado como um "recado divino", sendo ela, claro, a salvadora.

Marina, antes defensora de índios, boitatá e pirarucus e da política evangelista – e não da evangelização na política –, quer se tornar a maior esperança da cavalaria anti-esquerda e consigo carregar várias das políticas mais atrasadas e reacionárias do mundo político.

Marina, com o mote de sair-se bem aos olhos do povo, nega a política, pretendendo que se despolitize a política – e, assim, cai no gosto populesco com as teses do mundo privado, privatista e não-governamental, de fácil deglutição.

Marina, catapultada como a grande herdeira de um espólio mítico, acalanta os interesses de quem quer ver um holograma no comando do Estado, exibindo-se como a profética madrinha capaz de convencer a "isentolândia" de que o novo mundo chegou.

Marina, sob a cantilena da "terceira via", veste um capuz mágico para iludir que há outro caminho além da direita ou da esquerda, num blá-blá-blá turvo, volúvel e vazio.

Marina não tem visão estrutural, não tem disposição para transformações institucionais e não tem traços, nem atitudes e nem história para enfrentamento dos interesses dominantes.

Marina, meus caros, embora com um passado que não a faça ser de direita, é apenas mais uma destas figuras que se tornaram da direita.

Sim, depois do golpe exumado, a ex-chapeuzinho verde posa-se como capaz de “legitimar” os interesses (conservadores) daqueles que fingem não ter invadido o Planalto e assaltado o poder no processo de "impeachment".

Ocorre que o buraco é mais embaixo.

Ora, independentemente da carga trágica que carrega, votar no bloco PT-PSDB é votar em teses, teorias e ideologia concretas; é votar em algo fisicamente possível, em algo quântico, quantificável, possível de ser selado, registrado e carimbado, por mais que o voo seja restrito só para as primeiras classes.

Sim, no plano da política e da conformação estatal, estes partidos e suas extensões existem, as suas vontades e ações são pertinentes e coerentes com os seus interesses  e os seus interesses, por sua vez, não se escondem e nem se dissimulam na demagogia existencial.

E tudo isso porque se fala de "política", e não de religião, na qual crer no metafísico ou na fé movedora de montanhas não permite discussão sobre razões ou porquês.

E tudo isso porque se fala de "projeto político", e não de ficção científica, na qual o imaginário, o impossível e o inverossímil seriam naturais e funcionais.

Portanto, o voto tucano está numa dimensão real e humana, razão pela qual os seus ex-eleitores não precisam fugir da raia para se esconder na obnubilação alheia.

Ao contrário, votar em Marina Silva é entressonhar um mundo de fantasia.

Porém, não da fantasia utópica, horizonte de todas as ideias e ações revolucionárias e eterno destino em construção para o engrandecimento humano  é, sim, o mundo da fantasia como aquele arquétipo jungiano.

Assim, nesta miragem mais ou menos inconsciente, Marina passa a servir como uma unicórnio de Troia, a travestir os farrapos da trupe neoliberal  a mesma que atravessou a "ponte para as trevas" e chegou ao castelo Temer para dar as cartas e agora se entranhar nas candidaturas zumbis da direita brasileira –, mas com uma larga dose de "açúcar" que edulcora o caldo conservador

É então nesta fúnebre alquimia que cria uma candidata sobre-humana, a qual satisfará "indecisos" na “escolha” que serão obrigadas a fazer, fingindo .

Marina, com o seu jeito vaga-lume de ser, diz, desdiz, contradiz e rediz coisas, as mesmas coisas, a todo instante e sobre variados temas, numa metamorfose anódina e histriônica: é a favor do golpe, mas é contra os que dão o golpe; quer um Banco Central independente, e ao mesmo tempo quer a soberania econômico-financeira nacional; não aceitava, mas também não recusava, doações de empresas de bebida, de tabaco e de agrotóxicos; é contra as políticas de direitos de homossexuais, mas ao mesmo tempo é contra a discriminação de orientação sexual; não quis que o país despencasse no abismo, mas fugiu e não foi capaz de dar uma mão para segurá-lo; não é a favor e nem contra os transgênicos, nem quer e nem desquer a reforma agrária; ama piracemas e não quer odiar as grandes hidrelétricas, come puritanismo e eructa mineirinhos; apoia e desapoia as lutas no campo, enaltece e constrange o sistema financeiro, acaricia e sufoca o monopólio midiático...

Marina Silva, enfim, cai do céu para vagar numa onda espiritual que prometerá um conto de fadas sob a ideia de reino encantado e celestial que, porém, só cabe para se discutir e pensar ficção, como se uma novela fosse.

Mas dela poderão fazer justamente a mocinha, a namoradinha do gigante adormecido.

Plim-plim.