quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

# disk-pizza


- Alô!?

- Alô?! É da Associação Médica Brasileira?

- Sim, bom dia! Em que podemos ajudar?

- É sobre o “Programa de Apoio ao Médico Estrangeiro”...

- Sim, um minuto, passarei a tua ligação. Lembro que esta chamada é gratuita. Obrigada.

Em menos de 3 segundos uma gravação vem ao telefone: “Si usted es un médico extranjero y está en situación de riesgo en Brasil, pida ayuda y...”.

E tão rápido quanto, atende uma plácida e animada voz:

- Hola! Buenos dias! Muchas gracias por...

- Oi, não precisa tentar falar em espanhol não, eu já entendo o português.

- Ok. Em que podemos ajudar?

- Olha, sou cubano, estou no Tocantins, na fronteira com o Piauí, e um médico brasileiro veio aqui ontem e ficou o dia inteiro me falando deste 0800, e resolvi ligar, pois ele não me respondeu uma coisa. E por isso preciso do apoio. Eu queria saber se...

- Ah, fez muito bem! Me fale, hein!? ´Tá muito ruim este negócio, né? Um absurdo!

- Hã?! Como assim? Eu só...

- Uma vergonha! Uma vergonha este governo mandar a nossa classe pra um lugar desses, onde não tem aparelho de ultra-radio-tomografia, não tem super-power-doppler, não tem medical center de diagnóstico computadorizado... E, pior, em cada cidadezinha viu... não tem shopping, não tem clube, não tem cinema megavip plus thunder-3D, não tem nada! É um tal de meio de floresta aqui, um sertão ali, uma beira de rio acolá! Não dá! O que pensam que nós de branco somos!?! E vocês então?!?! Ah, receberem este valor pra ser médico! O que é isso!?!

- Sei...

- Por isso, para o caso da turma de vocês, uns deputados ´tão aí pra ajudar, né! Sabe, gente do bem, gente que entende de democracia... E até firmamos uma parceria com a "Cuban Medical Professional Parole", uma ONG dos States, e prometemos que em 3 dias arranjamos um visto humanitário. 

- Como assim? É que eu só...

- É! Você não precisa ficar mais nenhum dia neste fim de mundo aí, ficando de escravo daquela gente! Tanta coisa diferente pra se fazer por aí, tanta coisa bacana, descolada...

- Hã?!

- Veja, a Associação está com um programa muito legal: a gente te busca, te hospeda no melhor hotel da região, te oferece um jantar de gala de cortesia e, em dois dias, você pode escolher para onde quer fugir. Afinal, você deve querer, né! (risos)

- Desculpe, é que eu...

- Ah! E não é só isso! Confirmando a-go-ra a gente te coloca num desses congressos que os laboratórios fazem pra gente, num fim de semana... É um luxo só, tudo free, você vai ver!

- Não, não, é que eu só queria saber se aqui no Brasil é normal isso de...

- E me diga, você conhece Miami?

Tuu-tuu-tuu-tuu-tuu-tuu-tuu....

(o diálogo é mera ficção; a realidade está aqui, aquiaqui)

O retrato-falado de um dos atendentes do disk-pizza da AMB