segunda-feira, 3 de maio de 2010

# serra é da direita (ou, "contrações prepositivas")


fdsReconhecemos que o distante passado de Serra não o faz ser de direita.
fdsMais do que isso, podemos até reconhecer que algumas das suas convicções de hoje não o façam estar à direita.
fdsEntretanto, não há qualquer dúvida que José Serra, candidato do PSDB-DEM/PFL/ ARENA/UDN à sucessão presidencial, é da direita.
fdsQuando FHC assumiu, em 1995, implementou definitivamente o projeto neoliberal no Brasil, iniciado por Collor. E ele então assumiu a condição de ex-sociológo socialista, a atender assim aos anseios da direita, dos oligarcas, dos conservadores e do grande capital.
fdsE FHC tornou-se da direita, idêntico destino que tornou o atual candidato demo-tucano propriedade dos conservadores, dos oligarcas e da "nobreza".
fdsOra, o campo político não admite o vácuo e tampouco é definido pela vontade das pessoas. Ele tem um foco e uma objetividade, ele resulta dos confrontos e das construções de forças e de arranjos de cada bloco. E o bloco da direita agora se mantém e tenta sobreviver em José Serra.
fdsDilma, por sua vez, representa o aprofundamento do projeto do Governo Lula, o qual foi vital para o redescobrimento do país, mas foi ainda extremamente tímido em certas áreas essenciais para o pleno desenvolvimento nacional. Dilma, assim, vem em boa hora, afinal, é de esquerda e está à esquerda no plano político brasileiro. E se não é a grande solução, é a que se está oferecida.
fdsPor isso, não obstante a sopa partidária e as alianças oportunista-governabilizantes que se apresentam na chapa, Dilma Roussef ocupa -- numa posição mais central ao impávido (e colosso) Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL -- o espaço da esquerda (ou do centro-esquerda) no cenário da sucessão presidencial.
fdsLá, com a direita, e cá, com a esquerda, são dois lados, são dois projetos para dois países diferentes e, pois, para futuros distintos.


fds