domingo, 18 de abril de 2010

# rubro-negras (vii)


fdFinalmente acabou esse melancólico e horrendo torneio, com mérito ganho pelos coxas.
fdAlívio para ambos os lados: para eles, em razão de poderem animar a cambaleante auto-estima e esconder, por prazo curto, a vergonha de estar, de novo, na segunda divisão; e, para nós, em razão de não podermos esconder, por longo prazo, a lástima de um time fraco e um elenco pobre que precisam de urgentes nomes.
---- x ----
fdO brasileiro continua índio. Mas, ao invés de se deslumbrar com coisas brilhantes e exóticas trazidas pelos portugueses, ludibria-se com outras coisas importadas.
fdNão importa a procedência, nem a qualidade, vindo com rótulo gringo supõe-se melhor. Ainda, crê que, perante os outros, está abafando, a fazer questão de expor aos amigos e inimigos a coisa estrangeira.
fdDe uma lata de pêssegos a um pacote de bolachas, passando por frutas, eletrônicos, roupas e panelas, tudo o que vem de fora o homem médio brasileiro julga ser melhor, o máximo. E nesse tudo também se deve incluir, doravante, o jogador de futebol.
fdOra, por qual outra razão a Diretoria do Atlético vai atrás, contrata e paga por essas coisas que trouxe do exterior?
fdA dupla sênior que veio da Colômbia é simplesmente patética -- para se ter uma ideia, o Vanegas (37 anos, mas corpinho de 49 e futebol de 11), inclusive já entrou nas estatísticas do "futebol paranaense" (?) como o cara que mais levou chapéu numa temporada.
fdPor sua vez, o argentino é ausente, omisso e inócuo. E deve ser falsificado: nem a raça e a valentia argentina o atacante Javier Toledo tem.
---- x ----
fdAntonio Lopes foi demitido por ter dito grandes verdades à Diretoria do Atlético (v. aqui) e por ter empatado com os coxas, na 1ª fase; Leandro Niehues disse que tudo está lindo e belo, mas perdeu para os coxas. E agora?
---- x ----
fdDentre outras ideias -- ainda que válidas, haja vista o plantel à disposição --, por que o criativo treinador atleticano não testou Tartá, na nossa nula ala-direita, em alguma das outras sessenta rodadas deste medíocre torneio?
---- x ----
fdAinda que, no fundo, no fundo, a estratégia tenha sido válido -- e tenha, no início do jogo, realmente assustado a fraca zaga coxa --, vamos e venhamos: nome por nome, por que não trouxeram o Zico, que está aí, de férias, dando sopa, para que num contrato relâmpago fosse escalado no ataque do Atlético, ao invés do também ex-jogador Alex Mineiro?
---- x ----
fdTemos um excelente goleiro, o jovem Neto, como há mais de ano o Sr. Jackson Baduy já me assegurava.
fdsfds