sexta-feira, 16 de abril de 2010

# rubro-negras (vi)


fdsPaulo Baier não foi juvenil. Freud explica.
fdsPerturbado psicologicamente por estar, mais uma vez, diante da torcida e do clube que o repulsa, desde os primeiros minutos mostrava-se estranho, afoito, nervoso.
fdsCiente de não ter correspondido às expectativas a aos investimentos depositados quando da sua passagem pelo Palmeiras, o nosso maestro carrega esse fardo toda vez que pisa no campo alvi-verde. E sente-se mal. E sente-se na obrigação de mostrar que é o que lá não foi. E a sua cabeça passa a funcionar mal.
fdsEle foi, desde antes do início do jogo, xingado em uníssono, por 20 mil pessoas que o acham risível. E não foi, pois, uma vaia de provocação invejosa, daquelas que empolgam o jogador e que advém da grande torcida rival. A vaia não foi, como diria Nelson Rodrigues, um "afrodisíaco infalível". Foi, na verdade, uma vaia de ódio e de desprezo, uma vaia que trucidou Paulo Baier durante toda a eternidade daquele seu jogo.
fdsOra, por mais experiente que seja, tudo isso negativamente influencia. E dói. E muita emoção inibe a razão. Paulo Baier descontrolou-se, perdeu-se, saiu de si. O lance do primeiro cartão amarelo, no escanteio, foi prova disso. E o segundo veio como puro reflexo do seu mal-estar psíquico.
fdsPaulo Baier não foi juvenil. Foi apenas humano, demasiado humano.

---- x ----
 
fdsO treinador do Atlético precisa parar de falar algumas bobagens pseudo-motivacionais.
fdsDentre tantas, aquela dita em relação ao volante Valencia, quando veio afirmar que ele não pode ficar preso atrás e só marcando, deve se soltar, ir à frente, atacar, armar, pois tem qualidade etc.
fdsMentira! Quer enganar quem? Ora, o Valencia é um cavalo, um grande marcador, incansável, valente e voluntarioso. É um monstro na perseguição adversária e no combate. Contudo, não faz três embaixadas e não acerta passe de 3 metros. Não consegue. Não nasceu para isso. E, até a chegada deste novo treinador, nem precisava.
fdsOra, o volante colombiano nasceu para carregar piano, não para tocá-lo. E todo grande time precisa de alguém assim. Em suma, com ele e dois (ou três) zagueiros, a marcação; com os outros sete (ou seis) jogadores, a criação. E fiat lux.
fdsCaso o nosso treinador não volte atrás e não o faça fazer apenas o que sabe, Valencia será eterno candidato a pior em campo.
 
---- x ----
 
fdsNão dá. Não, o Netinho não dá. Escale-se dez, menos ele. O mesmo serve para a grande frustração Raul, o homem de um jogo só.

---- x ----
 
fdsConsidero o beque Danilo um dos piores jogadores que já passaram pelo Atlético. Um dos piores e mais repugnantes, característica essa que não me deixou surpreso com as suas atitudes no jogo de ontem, quando cuspiu -- o que é muito pior e mais covarde que um soco, um pisão ou uma cabeçada -- e cometeu injúria racial -- o que é muito pior e mais covarde, repito, que socos, pisões ou cabeçadas -- contra a maior revelação rubro-negra, o zagueiro Manoel.
fdsPorém, e particularmente em relação ao segundo gesto, levá-lo adiante já acho demais. E aqui já nos pronunciamos.
fdsOra, é evidente que, em qualquer outro ambiente, essa ofensa deve ser veementemente reprendida, condenada e punida. Crime horrendo, sublinhe-se. Mas, vamos e venhamos, num jogo de futebol, oitavas-de-final de Copa do Brasil, 25.000 mil pessoas no estádio, temperatura quentíssima, querer exigir outros comportamentos...s
fdsAssim sendo, ao invés de ir chorar as pitangas para repórteres e policiais, o gigante negro atleticano deveria -- como outrora sugeriu Nêgo Pessoa -- ter respondido ao dito cujo palmeirense, com a mais absoluta elegância: "Vá pra puta que o pariu seu magrelo pançudo de merda!! Viado! Corno cor de cuia! Refugo filho de uma puta!"

---- xx ----
 
fdsÉ óbvio que os coxas são favoritos para o jogo de domingo: têm um time mais ajeitado, aparentemente mais estruturado, têm a única chance no ano de se mostrarem ativos e de recuperarem, ainda que mediante a conquista de um título regional, a desgastada autoestima -- vez que não conseguem se firmar na primeira divisão -- e, principalmente, têm a vantagem de jogarem pelo empate, cujo resultado, inclusive, desde já eu cravo.
fdsMas é aqui que, para eles, mora o perigo.
fdsAfinal, diante de tantos e tantos fracassos e vexames que ultimamente colecionaram, em casa, na disputa de jogos decisivos cujos resultados mergulhou-os nessas trevas totais, quem disse que vencer o Cascavel, na última e decisiva rodada, é fava contada?
fds