domingo, 28 de março de 2010

# semana santa


fds"Vocês não podem servir à Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24).
fdsAflige a humanidade (na qual você, claro, está inserido) o problema de uma economia mundial (nacional, regional, municipal, de bairro...) que não tem como objetivo central promover o bem-estar mínimo (direitos fundamentais) de todas as pessoas, mas sim insistir no enriquecimento e na acumulação de uma minoria.
fdsEssas são as inevitáveis consequências do pensamento único global que exorta o sistema sócio-político-econômico da democracia capitalista como uma criação divina inexpugnável.
fdsOra, mentira, sob pena de se crer que nós, seres humanos, não somos concebidos à imagem e à semelhança de Deus (e estarmos ao lado da concepção rousseauniana do homem, e não hobbesiana).
fdsAlguns admitem que o mote da campanha da fraternidade deste ano ou é piegas (e ingênua) ou é omissiva (e conivente) -- v. aqui --, porém, é irrepreensível a tentativa de expor que a presente realidade não é irreversível.
fdsAfinal, a verdadeira ingenuidade -- e a pulsante má-fé ou a imoral conveniência -- é acreditar que a economia, que é um sistema construído pelos próprios seres humanos e não um desígnio dos céus, não possa ser mudada.
fdsBasta que assim queiramos, organizemo-nos e lutemos para mudá-la -- fácil evidentemente que não é.
fdsPrecisamos enfrentar as ideologias, como essa que preconiza como imutável todo este estado de coisas, capaz inclusive de criticar Estados e pessoas que tentam e buscam alternativas ao espúrio modelo vigente.
fdsPrecisamos, enfim, abrir os olhos para a verdadeira realidade, que não é essa que fantasiam em torno dos nossos castelinhos.
fdsE enquanto a semana santa exige de nós ao menos essa reflexão, a vida cristã exige a nossa atuação e mudança, contínua e irretroativa.


 
fds