terça-feira, 19 de janeiro de 2010

# ongzação



ffdNão entendam aqui um discurso daqueles antiamericanos ou anti-imperialistas, inclusive porque jamais somos gratuitos ou maniqueistas nas críticas que fazemos à posição dos EUA no cenário político-econômico internacional (e até porque, no caso presente, um desastre natural é capaz de causar pânico e estragos em qualquer país...).
 
ffdTodavia, é inevitável constatarmos que as ações dos EUA ampliaram sobremaneira os danos do terremoto no Haiti.
 
ffdComo? No diário eletrônico estadunidense "Huffington Post" -- nomeado um dos 25 melhores blogs de 2009 pela revista "Time" e considerado o diário eletrônico mais poderoso do mundo pela revista "The Observer" --, o cientista social Bill Quigley destrincha a situação, ao mostrar o que a mídia corporativa não vai contar sobre o Haiti: parte do sofrimento local é Made in USA (v. aqui).
 
ffdNas últimas décadas, os EUA cortaram ajuda humanitária ao Haiti, bloquearam empréstimos internacionais, forçaram o governo do Haiti a reduzir serviços, arruinaram dezenas de milhares de pequenos agricultores e trocaram apoio ao governo por apoio às ONG's -- eis, então, o fenômeno da ongzação, uma espécie de privatização que acomete o Estado haitiano.