domingo, 8 de novembro de 2009

# atleticanas (xxxvi)

fds Ainda que pouco empolgante, a formação tática é um tema inevitável para se discutir o Atlético, e já por isso reconheça-se a humildade (e a capacidade de ver e pensar o jogo) de Antônio Lopes, pois (implicitamente) assumiu que o esquema 4-3-3, com pontas e com um meio-de-campo vazio e inoperante, nas costas de Paulo Baier, deveria ser esquecido, visto que fracassado em quatro dos 6 jogos.
fds Ontem, na indiscutível vitória sobre o Goiás, voltou a adotar o 3-5-2 e, embora não seja o melhor -- em especial pela falta das peças essenciais que o sistema exige, razão pela qual preferimos o 4-4-2 à italiana --, apresentou-se relativamente bem, com muita segurança e inteligência, e pouco desespero e chutões.
fds Já agora sem qualquer risco lógico-técnico de cair -- a restar, apenas, o matemático, mas que sucumbirá à mais certa classificação à Copa Sulamericana --, cabe à Diretoria, além de renovar com a Comissão Técnica, promover uma limpeza (quase ideológica) no seu elenco.
fds Por baixo, há 12 jogadores sem qualquer capacidade de vestir a camisa rubro-negra e que fazem por merecer a imediata dispensa, talvez até "por justa causa".
fds No lugar, pois para completar elenco não há dúvida de que os jogadores da base darão conta do recado, contrate-se 2 grandes jogadores, essenciais para maiores aspirações: um zagueiro (técnico, elegante, um par perfeito ao grande Manoel) e um centroavante (citius, altius, fortius e artilheirus), aos quais devemos pagar centenas de milhares de reais, dar casa,comida&roupa-lavada e uma viatura de alto-luxo.
fds Sim, hoje o melhor negócio do mundo é o Atlético trocar dois por uma dúzia.
fds