terça-feira, 6 de outubro de 2009

# x' da questão

fdsSou um nacionalista. Não sou patriota (o "último refúgio dos canalhas"?) ou muito menos ufanista.
fdsE por isso a minha dúvida sobre a decisão do Brasil dispor-se a ser -- e eleger-se como -- sede das próximas Olimpíadas (v. aqui).
fdsEvidentemente que não é algo tão ruim como ser sede da próxima Copa -- afinal, neste caso, dissipa-se e pulveriza-se os recursos e os investimentos públicos (e mesmo privados), gasta-se muito em desprezíveis estádios ultramodernos de futebol e não se promove o desenvolvimento da cultura (e das políticas públicas) em esportes olímpicos --, mas, mesmo assim, tenho grandes dúvidas. Por quê? Vejamos, com um comparativo exemplo de fato.
fdsUma pessoa que deve dinheiro e que não tem estrutura e nem recursos (i) para manter-se nas condições essenciais e básicas de vida ou (ii) para pagar os seus credores, teria o direito de fazer uma grandiosa festa de final de ano?
fdsE, no nosso caso, um país que deve (e não tem) estrutura e nem dinheiro para investir em políticas públicas fundamentais -- segurança, educação, moradia e saúde --, teria o direito de realizar os jogos olímpicos, a grande festa do esporte mundial? Em ambos os casos, creio sinceramente que não.
fdsAfora isso, claro, acho o máximo ver o Rio de Janeiro no centro do mundo, ver essa maravilhosa cidade do meu país sede das Olimpíadas e anfitriã do mundo e ver que a nossa gente é capaz de reunir e mostrar os seus valores.
fdsAfinal, sou um nacionalista.