terça-feira, 6 de outubro de 2009

# 24 frames por segundo



Em 2005 foi inaugurada a Escola Superior Sulamericana de Cinema e TV do Paraná – CINETVPR, a qual criou o 1º. Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino.
Assim, a dar continuidade a este consolidado prêmio, de 5 a 11 de Outubro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba/PR, acontecerá o "4° Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino".
Participando do festival de 2009 estarão concorrendo 06 (seis) filmes de longa metragem nacionais e 05 (cinco) filmes de países latinos - Itália, Moçambique, México, Bolívia, Argentina. Entre os filmes de curta metragem concorrem 09 (nove) nacionais e 03 (três) espanhóis.
A grande ideia deste Festival é propiciar aos participantes e ao público em geral, momento de reflexão com espaço para ponderar sobre as obras que serão apresentadas permitindo através de palestras, oficinas, debates, seminários e encontros, ocasião pródiga para despertar a criatividade, por se considerar que a inovação na criação, e consequentemente a descoberta de novos caminhos, seja o componente primordial para a abertura do mercado. Nesse ano haverá diversas oportunidades para fortalecer essa opinião através da "Mostra Leon Hirszman" (4 filmes), da "Mostra Pietro Germi" (5 filmes), da "Mostra Eros Inteligente" (15 filmes) todas seguidas de debates e o "Seminário Chris Marker" ministrato pelo autor Robert Grelier, com apresentação de importantes obras desse ícone do documentário mundial, atividades essas que permitirão, a todos, análises críticas e criativas.
Pode-se constatar claramente o crescimento da produção paranaense de cinema ao ponto de, a partir deste ano, ser instituída no festival,a "Mostra Paranaense de Cinema", na qual concorrem 10 filmes, entre curtas e longas metragens.
Essa mostra, inclusive, contará com a participação selecionada (e já premiada) de uma grande curta-metragem, "Balada da Cruz Machado"
, com roteiro e direção do cineasta e bacharel Terence Keller, e que estreou vitoriosa no primeiro semestre deste ano. O filme? Um "mergulho em uma rua de não ir a parte alguma", que vale a pena conferir. (v. aqui)

 
fds