segunda-feira, 19 de outubro de 2009

# o bloco e os sujos


fdsA sexta economia das Américas não salvará, por si, o Mercosul, abatido e ainda cambaleante por inúmeras razões; todavia, a sua recomposição com o ingresso da Venezuela certamente trará muitos mais benefícios, senão somente eles, ao Brasil e, maiormente, ao próprio bloco.
fdsPorém, a cegueira branca de grande parte dos nossos congressistas não permite aprovar o "Protocolo de Adesão" que autoriza -- como já o fez Argentina e Uruguai -- a entrada dessa terceira força sulamericana ao mais famoso bloco regional, cujo documento, desde quando foi enviado pelo Executivo (fev/07), rola de um lado para outro do Senado, por espúria e imprópria ação dos parlamentares demo-tucanos.
fdsAs resistências à adesão do país vizinho?
fdsHonestas, sob o ponto de vista geopolítico ou geoeconômico -- e afora um falacioso temor nas relações de comércio internacional, diante do modelo intervencionista venezuelano --, nenhuma.
fdsSubsistem, sim, mendazes razões que vêm tão-somente justificar o mais recôndito argumento, preconceituoso e estúpido: a crença no fato de que as únicas democracias válidas são aquelas conservadoras e à direita (ou, vá lá, num centro-direita).
fdsE, assim, teimam em pensar que existe um "modelo" de democracia, bem como se deixam imaginar que existe um "modelo" de revolução ou de construção socialista, certos de que as experiências soviética, cubana e chinesa são absolutamente definitivas, porquanto únicas.
fdsAfinal, ainda creem no fim da história.



s