quarta-feira, 21 de outubro de 2009

# cientistas fora do ninho

fdsSublinha a Carta Maior (v. aqui): três importantes cientistas que recentemente fizeram parte de gestões públicas tucanas -- todos, dentre outros cargos, foram ministros de FHC -- vêm a público dizer algumas verdades, indizíveis para a maioria daquela gente tosca da oposição, que tão-somente quer de volta aquele velho Brasil.
fdsPrimeiro foi o físico José Goldemberg, que em artigo publicado no Estadão (19-10) saiu em defesa da construção de hidrelétricas pelo governo Lula, objeto de críticas estridentes de uma gente que prefere esquecer os apagões de 2001 e 2002.
fdsDepois, na área da saúde, o respeitado cardiologista Adib Jatene vem intransigentemente defendendo a necessidade de um novo imposto, capaz de mitigar o estrago causado à saúde pública pela revogação da CPMF, outro "grande" ato recente da oposição demo-tucana, a reboque do grande capital.
fdsE, por fim -- e mais surpreendentemente --, o economista Luiz Carlos Bresser Pereira, em artigo publicado na Folha (19/10), manifestou explicitamente o seu desagrado diante da cotidiana e ininterrupta demonização do MST articulada pela mídia e pela direita (em especial os ruralistas), agora por conta da derrubada de "laranjeiras" em terras públicas ocupadas por uma gigante do agronegócio.
fdsComo aduz o jornalista Saul Leblon, naquela mesma Carta, "o que essas manifestações parecem indicar é uma rebelião da inteligência – ainda que avessa ao PT – contra a a idiotização da agenda nacional", comportamento tal promovido e liderado por uma mídia que, de forma xiita, quer apenas defender os históricos interesses nacionais: o conservadorismo, as oligarquias, o latifúndio e o grande capital.
fdsÉ esta, em suma, a vontade da direita representada pelos demo-tucanos. A vontade, repita-se, de se recuperar aquele velho Brasil, muito fagueiro e nada justo.
fds