quarta-feira, 7 de outubro de 2009

# atleticanas (xxviii)

fdsAlguns jornalistas ou comentaristas esportivos passam a louvar o esquema adotado pelo técnico Antonio Lopes, que reinventou o (quase) trivial 4-4-2.
fdsPois bem, desde o início do ano já clamávamos por isso (v. aqui e aqui), em razão de um único fator: não temos jogadores para desempenhar as funções que o esquema antigo exige. No esquema 3-5-2 há quatro peças fundamentais, sem as quais ele afunda: o zagueiro da sobra (líbero), os dois alas e, principalmente, o segundo homem de meio-campo. E o Atlético não os tem, a deixar o time à deriva, vulnerável e desequilibrado.
fdsAfora isso, a mentalidade e o posicionamento para o jogo de hoje à noite não podem ser alterados pelo simples motivo de se jogar em casa, na Arena lotada, afinal, já temos um plano tático-estratégico que não pode prescindir da eficiente e confiável fórmula defesa-e-contra-ataque.
fdsSer retranqueiro e covarde é uma coisa; ser defensivo e inteligente é outra. E, doravante, não podemos teimar em sermos ofensivamente idiotas.
fds