sexta-feira, 4 de setembro de 2009

# o voto obrigatório como voto vendido

fdsfdsfdsfdsNão me restam quase dúvidas: o voto obrigatório em país pobre é para favorecer a manutenção do status quo, pois é facil manipular a "vontade" eleitoral do grande povo.
fdsfdsfdsfdsSe facultativo, a ampla maioria não votaria -- e não perderia o seu tempo com isso, pois não sabe para que serve... --, e então o poder de eleger alguém concentrar-se-ia, possivelmente, nas camadas mais interessadas da população, menos ignorantes e minimamente cidadãos.
fdsfdsfdsfdsOu seja, interessa aos "donos do poder" que todos votem, pois a grande pobre dos pobres, a grande parte de cada município, seria manipulada!
fdsfdsfdsfdsSe em grande (quase unânime) parte dos países ricos, formados por uma população culta&bela, que tem (ou, pelo menos, teria...) plena consciência de quem, como e por que votar, o voto é "facultativo", por que num país pobre como o nosso, formado por uma população cuja maior parcela é tosca&desgraçada e que não sabe quem, como e por que votar, senão por um punhado de farinha ou 30 moedas, o voto é "obrigatório"?
fdsfdsfdsfdsOra, ora... em favor da elite branca, senhorial e patronal que se acumula pelos rincões do país, maiormente no Norte-Nordeste, essa obrigatoriedade torna muito mais fácil o sórdido poder manipulador dos donos do poder em detrimento da nossa brava gente brasileira.
fds