segunda-feira, 5 de outubro de 2009

# reeleições: sem faz-de-contas


fds
Quem foi que disse que a democracia pressupõe alternância no poder?
fds A democracia, na verdade, pressupõe -- inclusive etimologicamente -- governo do povo, para o povo e eleito pelo povo. Ainda que, em regra, somente esta última variável seja verdadeiramente verificada na maioria dos países -- e, exponencialmente, em boa parte dos países em desenvolvimento --, a ciência política não pode proibir e tergiversar uma democracia que não se fundamente no direito de o povo escolher quem ele bem quiser.
fds Ora, se é assim, qual o problema das reeleições? Medo de manipulação e uso da máquina em prol do mandante vigente? Ora, isso já se faz -- em todos os cantos do mundo! --, direta ou indiretamente, via a propaganda ou as ações políticas em prol dos candidatos dos respectivos governos!
fds Por que, portanto, a crítica tão ácido e cega às reeleições, ainda mais num país que mostra um Presidente da República -- mesmo diante de todas as criações que se imaginam em pesquisas – com um índice de popularidade (e de aprovação) perto dos 85%?
fds Afinal, o que se quer é, tão somente, um governo do povo, para o povo e, enfim, eleito pelo povo. Isso é a democracia.
fds O resto é história -- ou parte da abençoada "(pseudo)democracia liberal".
fds