sexta-feira, 7 de agosto de 2009

# uma nova praça pública

O cientista jurídico Fabio Tokars, em artigo chamado "Internet e Democracia" (v. aqui), traz a teoria do cientista político Benjamin Barber, esposada na sua obra "A Place for Us: How to Make Society Civil and Democracy Strong" (sem edição brasileira), cujo cerne está no fato da democracia não encontrar condições de se desenvolver de forma plena na sociedade contemporânea.
No referido artigo, diz que uma das principais razões da tese do acadêmico estunidense centra-se na inexistência de espaços públicos onde os cidadãos pudessem compartilhar experiências, angústias, expectativas e propostas para a construção de soluções para um mundo mais justo.
Clama-se, portanto, por uma nova praça pública: a praça virtual, vinda da internet, onde "as as vozes se fazem ouvir, sem serem abafadas pelo burburinho da multidão. A informação está disponibilizada, não pela versão de um orador, mas pela multiplicidade das análises - todas possíveis, todas audíveis. Todos podemos ouvir, todos podemos falar".
Nestes termos, Barber propõe a relativização e a mitigação da importância desta vigente "democracia representativa", a qual, obviamente, não quer (e não consegue) representar os maiores e verdadeiros interesses do povo.
fds