terça-feira, 28 de julho de 2009

# os néscios e a cegueira branca

fds Sim, há uma nova gripe a pairar no mundo, especialmente na América Latina. É fato. Há algumas pessoas que vão morrer da moléstia, como morre gente vítima de esquistossomose, dor de barriga, malária e de outras gripes. O que também é fato, num país em desenvolvimento como o nosso. Todavia, o que tem sido visto na grande mídia brasileira nos últimos dias, porém, é praticamente um crime contra o bom senso e a inteligência da população.
fds É uma aberração a cobertura dada a tal "gripe suína", a provocar pânico na população e que, passados 2 ou 3 meses, vai se mostrar absurdamente exagerada, pois é certo que os números da tal "terrível pandemia" começarão a murchar.
fds Não é preciso grande inteligência para perceber que a cobertura dos últimos dias, focada na contagem do número de mortos que a "peste negra" já provocou no país, não tem nenhuma outra utilidade senão a de disseminar o pânico. Todos os dias o público vai sendo informado do número de mortos em decorrência da nova gripe, porém sem qualquer referência estatística ou base comparativa que permita a compreensão do fenômeno em curso.
fds Com mil e uma explicações, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já explicou que a taxa de letalidade da gripe suína é a mesma da gripe comum, ou seja, cerca de 0,6% dos infectados. De acordo com a OMS, hoje são 87 mil infectados nas Américas para 707 mortes. A taxa de letalidade fica em 0,8%, mas deve ser muito mais baixa porque os países pararam de fazer testes para descobrir os infectados, que devem superar em muito os 87 mil.
fds No Estado do Paraná, outro dado mais revelador, noticiado hoje pelo Governador Roberto Requião: por ano há em média 2500 mortes ligadas a problemas respiratórios, decorrentes de gripe e pneumonia; e, agora, em função dessa famigerada gripe, morreram apenas 4 pessoas.
fds Do ponto de vista da imprensa, porém, este é um dado que não deve ser de maneira alguma alardeado, afinal, notícia ruim é o que vende jornal e aumenta audiência na televisão. As estatísticas também mostram que morre muito mais gente de diarréia e verminose por semana no Brasil do que, desde o início do ano (quase oito meses!) de gripe suína. Aliás, só no inverno passado (junho/julho) foram 4,5 mil mortos da gripe "normal" contra os tais 45 da gripe suína neste ano. Sem falar no viés político que intenciona todo o alarde, que quer colocar no colo do governo a culpa de tudo.
fds O pior é que a mídia e a maioria da população não aprende com isso. Há poucos anos tivemos três casos emblemáticos: (i) quem não lembra do tal Ebola, o vírus que dizimaria meia África e deixaria um rastro de desgraça pelo mundo afora? (ii) quem não lembra da gripe aviária, prima-irmã da gripe do porco e que destruiria meio mundo? (iii) e, no caso brasileiro, quem não lembra do "surto" da febre amarela, que levaria à população a viver sem água?
fds É no mínimo óbvio o que se está a dizer, sob o ponto de vista da higiene humana: lavar as mãos, levar a mão à boca quando espirrar ou tossir, evitar excessos, não frequentar lugares públicos se tiver gripe ou febre, evitar expor crianças ao frio e à aglomeração etc.
fds Enfim, beira a estupidez não tomar essas atitudes, bem como beira a estupidez as pessoas que creem e disseminam o pânico generalizado, criando atitudes irracionais e se comportando como bestas, um vez que, neste exato momento, milhões de pessoas em todo mundo estão a pegar uma gripe qualquer, para, em poucos dias, zelosa e facilmente curá-la.
fds Entretanto, nesses casos, ouso dizer que não é a gripe que irá matar essas pessoas, mas sim os remédios tarja preta que certamente devem tomar para curar a amargura, a fobia e a insanidade mental, típicas de quem quer disseminar o pânico próprio nos outros.
fds Afinal, em 2 meses, com o calor e a nova onda midiática a estampar as manchetes, a tal gripe rapidamente some, já a mentecapta cabeça...
fds