segunda-feira, 27 de julho de 2009

# gripe aviária, suína, camaleônica, da besta...


Já dissemos aqui: dor de barriga e cárie matam mais do que essa famosa gripe, alardeada em uníssono por uma sociedade atormentada e com medo da sombra -- fruto de um regime egocêntrico, assente no individualismo possessivo-capitalista -- e como eco de uma grande mídia terrível (no caso da universal) e golpista (no caso da brasileira).

Damos como exemplo o testemunho de um grande amigo baiano, lá do início de junho. Empresário, esteve na China, passou pelo aeroporto de Los Angeles eentão contraiu a tal "gripe", sendo o primeiro caso da Bahia e o segundo do Brasil. Resultado? Nada! Zero! Nem coriza, nem tosse, nem nada.

Obrigado a ficar 10 dias em casa, nem dor de cabeça teve. Salvo como reflexo do saco cheio de ter que atender tanta gente da imprensa e das múltiplas doses de whisky que tomava para passar o tempo.

Cientificamente, dentre tantos outros, eis o que o médico Marcos Boulos, professor de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP, e atualmente seu diretor, relatou para Paulo Henrique Amorim, no maior site de política do país, o "Conversa Afiada" (v. aqui), em resumo: 

"Das doenças infecciosas, a gripe suína é uma das menos graves.
Ela mata tanto quando a gripe sazonal, que vem em todo inverno.
Dos que pegam gripe suína, 0,1% morre. Uma pessoa em mil que entre os que pegam a gripe.
O sarampo mata 40 vezes mais. A meningite, 200 vezes mais.
Essa gripe vai durar mais um mês, um mês e meio – como toda gripe, ela vem no inverno.
E a imunização através da vacina estará pronta em três, quatro meses.
Quando a mídia só chama a atenção para as mortes, para os fatores negativos da doença, isso é alarmismo.
É necessário noticiar, uma obrigação da mídia contribuir para que as pessoas conheçam a doença e a maneira de enfrentá-la.
A novidade dessa gripe em relação à gripe sazonal é que essa gripe suína compromete pessoas saudáveis. Enquanto a gripe sazonal costuma pegar em criancinhas – cujo sistema imunológico ainda não está formado – e em adultos da terceira idade".

Ou seja, mel, prudência, higiene, vitamina C e um bom escalda-pé não bastam.

Você precisará também cuca e cruz para pensar, abrir a cabeça e então fugir de Globo, Vejas e Folhas.