quarta-feira, 3 de junho de 2009

# tragédias (diárias)

fdxfdxfdxA morte de duas centenas de pessoas num acidente aéreo, cujo desastre fatal tem a probabilidade de ocorrer a cada 4 milhões de voos (0,00002%), merece um peso maior, uma atenção maior e uma repercussão maior do que as muitas dezenas de pessoas que, em cada final de semana, morrem tragicamente, como causa da miséria e da violência que cegamente passeiam em cada uma da periferias das nossas grandes cidades?
fdxfdxfdxPor que a imprensa e a sociedade buscam tantos por ques naquele primeiro caso e escondem ou fingem desconhecer os tantos porques do segundo? Por que debatemos e discutimos tanto o acidente aéreo e nos escondemos tanto do debate e da discussão da miséria social? Seria porque no primeiro a culpa não seria nossa?
fdxfdxfdxSim, o maior e mais grave problema está em não reivindicar e não exigir a implementação das soluções para as tragédias que nós homens, em carne-e-osso, criamos e responsabilizamo-nos, com as tantas e diárias mortes pelo frio, pela fome e pela miserável vida que cercam o nosso encastelado cotidiano. Tudo como se não fosse culpa ou problema nosso...
fdxfdxfdxEnfim, a grande tragédia não está no isolado e distante infortúnio mecatrônico de uma nave espacial. A maior e mais avassaldora tragédia está ao nosso lado, diariamente.
fdsfds