domingo, 24 de maio de 2009

# atleticanas (xiv)

Ninguém honesto consegue explicar o que Geninho quis fazer no segundo tempo do jogo de hoje.
Lá pelas tantas, com o placar ainda a mostrar 2x2, havia 4 zagueiros, um cabeça-de-área, o inócuo Gabriel Pimba improvisado na ala-esquerda e dois centroavantes. Já sem técnica, o amontoado apresentava-se sem o mínimo de organização e posicionamento táticos, tudo e todos a depender de Wallyson e Raul, já estafados, pela ala direita. Enfim, um monte de peças quebradas sem a mínima chance de conseguir formar um time, um time que pense, com cabeça, tronco e membros.
Sim, continuamos sem entender a razão da besta do Geninho continuar a barrar Julio dos Santos, o único jogador do elenco capaz de, no meio-campo, pensar o jogo, vez que Marcinho, além de já mostrar que não é armador -- e sim ponta-de-lança -- prova a cada dia que vai mal.
Há tempos se pede -- e se comprova -- que o Atlético não tem dois jogadores fundamentais para querer jogar num 3-5-2 (um segundo-volante e um que seja ponta-de-lança e armador ao mesmo tempo); logo, pelo elenco de jogadores que tem, o melhor esquema é um tradicional e óbvio (e melancólico) 4-4-2, com Valencia, Julio, Marcinho e um Sr. X, como volante, no meio.
Do jeito que está, as vergonhas serão sucessivas. E não se culpe Galatto, como parte da imprensa quer, afinal, ainda que não se queira admitir que um goleiro pode errar -- como qualquer outro, jogador ou humano --, por que também não se impõe a culpa pela(s) derrota(s) às sucessivas falhas do miola da zaga ou à nula criação do time no jogo todo (lembre-se que os 2 gols da derrota de hoje foram frutos de grosseiras falhas da defesa do Náutico...)? Por que a imprensa não culpa Geninho, pelas barbaridades que tem fez? Por que a imprensa esquece tão rapidamente das tantas e tantas milagrosas e imporantes defesas que o goleiro fez nesta e noutras temporadas? Galatto tem crédito e merece continuar na titularidade -- até mesmo porque não há nenhum Yashin no banco rubro-negro...