domingo, 19 de abril de 2009

# atleticanas (xi)

fdsfA derrota dos coxas para o Irati na gloriosa e formosa tarde azul deste domingo -- que fez então se despedirem do título paranaense, obrigação frustrada no exato ano em que comemoram 100 anos de vida -- fez-me lembrar dos tempos de infância e do bizarro "Programa do Bozo".
fdsfEntre as tantas brincadeiras deste programa, a que mais mexia com a platéia era uma "corrida de cavalos" -- e meus contemporâneos hão de lembrar...--, que se dava mais ou menos assim:
fdsf1. Num páreo, de brinquedo, quatro cavalos: Malhado, Preto, Branco e Azul (não me pergunte por que, mas sim, tinha um cavalo azul).
fdsf2. No palco, colorido, três pessoas: o Bozo, o Garoto Juca e uma criança qualquer sorteada da platéia.
fdsf3. A criança, aflita e nervosa, apostava num dos cavalos do páreo e se o escolhido vencesse ela ganhava uma tosca prenda, dada pelo palhaço e seu ajudante. Bem, suponhamos que ela apostasse no Azul.
fdsf4. Dada a largada, de um lado a criança e o Garoto Juca ficavam na torcida, a gritar: "vai Azulão, vai Azulão, vai, vai, vai...!!", do outro, o Bozo ficava a torcer por qualquer outro cavalo, em regra o Malhado ("Vai Malhado, Vai Malhado...", gritava o palhaço).
fdsf5. Cruzado o disco final, invariavelmente o cavalo escolhido pela criança vencia. Neste caso, o Azulão.
fdsf6. E a criançada toda pulava feliz, enquanto o Bozo ficava, apoiado numa bengala, com uma bunda cara de palhaço.
fds