quarta-feira, 11 de março de 2009

# óbvio ululante


fdsfdsMatéria da revista inglesa "The Economist" publicada na semana passada reconhece o equívoco de um dos principais pilares do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB): a venda indiscriminada de empresas e bancos estatais.
 
fdsfdsA reportagem se refere à manutenção da gestão estatal, por parte do governo Luiz Inácio Lula da Silva, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), instituições financeiras líderes de empréstimos para empresas e que FHC tentou, sem sucesso, privatizar.
 
fdsfdsNo texto, a publicação ainda afirma que até há pouco tempo no Brasil se acreditava que um dos fatores prejudiciais à economia brasileira seria a influência estatal no setor financeiro. Segundo a revista, entretanto, esse controle estatal é o que dá hoje ao País uma situação favorável perante os demais países e, diante da crise mundial, confere uma “situação favorável incomum ao Brasil".

fdsfdsÉ óbvio que a mídia golpista não noticiará isso; porém, ainda mais óbvio era essa verdade, antes tida como "verdade absoluta" pelos prosélitos do neoliberalismo: as consequências desastrosas da privatização de empresas de minerais, energia e de telecomunicações no governo FHC. (v. aqui)