terça-feira, 3 de março de 2009

# alô, alô, atenção!

fds Ao lembrar daquele avestruz no nosso último "E assim caminha a humanidade", vem agora muito a calhar o último estudo da ONU, por intermédio da UIT (União Internacional de Telecomunicações), acerca dos serviços de telefonia fixa e móvel prestados pelos mais diversos países.
fds Num detalhado ranking que envolve 150 países, o Brasil ocupa os piores (e quase últimos) lugares no tocante ao acesso à telefonia e, principalmente, ao comprometimento da renda per capita, ou seja, quanto o uso de telefone fixo e celular consome da renda de cada cidadão.
fds Assim, tomando como referência o preço de um pacote básico, a UIT concluiu que o uso do telefone celular (7,5% da renda, 113º no ranking) e do telefone fixo (6% da renda, 114º no ranking) no Brasil é um dos mais caros do mundo, ficando muito -- muito! -- atrás dos países ricos e industrializados, muito atrás dos países pobres e industrializados, emparelhado aos países pobres e subdesenvolvidos e, honra lhe seja, à frente de países como Togo, Burkina Faso, Cazaquistão e El Salvador.
fds Isso reflete bem a "maravilha" propalada pelos cupinchas das privatizações e pelos adoradores do "Rei Mercado" acerca das políticas neoliberais que venderam grande parte do Brasil entre 1994-2002.
fds Pena que naquela discussão -- aquela, em que o avestruz estava presente, numa piscina no último dia do último ano -- apenas a atenta e sábia ave estrutioniforme pareceu concordar e acreditar naquilo que falávamos, inclusive sobre o custo da telefonia em Madagáscar, que, por sinal, ficou apenas um pouco abaixo do Brasil...
fds