quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

# não alimente os monstros (como no zoo...)

Por que (e para que) liberar tantos bilhões para socorrer o sistema financeira e os bancos -- como agora, com R$ 5 bilhões do Banco do Brasil (Estado brasileiro) para o Banco Votorantim (familia Ermírio de Moraes) continuar sendo o majoritário... --, ao invés de emprestar esta montanha toda, via Caixa e Banco do Brasil, às micro e pequenas empresas e aos médio e pequenos agricultores, os quais são usurpados pelos absurdos spreads bancários cobrados pelas instituições financeiras nacionais?
Por que (e para que) liberar R$ 8 bilhões -- metade a União e metade o governo de São Paulo -- para salvar da crise a indústria automobilística instalada no Brasil. Por que não destinar tais recursos à ampliação e otimização do transporte coletivo, em especial metrô e ônibus, que favorece a coletividade?

em tempo: Se o Estado de direita capitalista é incapaz de impor limites à especulação e à exploração e de efetivamente exercer a função intervencionista-regulatória -- como hoje parece que todos desejam... --, por que quando um governo democrático-popular assim é e assim atua -- como hoje acontence em vários países da América Latina --, há um surto e uma gritaria generalizada, alvejando-o de "ditatorial" e "populista"?