terça-feira, 6 de janeiro de 2009

# antifahrenhei 451 (vi)

fdsfddsPromovida por um pequeno instituto de pesquisa paranaense, saiu a última enquete acerca da popularidade e da opinião dos curitibanos sobre o Governo Federal, Estadual e Municipal, e claro, os seus titulares. Centremo-nos no Governo do Estado e na sua autoridade máxima, cuja avaliação positiva (ótimo/bom) representou "apenas" 55%. Surpreende? Não, claro.
ffdsds Baseado num estudo socioeconômico elaborado pelo Ipardes, o planejamento estratégico de governo paranaense consolida-se na "Política de Desenvolvimento Econômico do Estado" (PDE), a qual norteia todas as ações de governo para o período 2007-2010 e leva em consideração as diferentes condições apresentadas por seis regiões do Estado, priorizando e concentrando as políticas públicas nos municípios mais pobres, com os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Estado -- em especial aqueles localizados na região administrativa chamada de "Centro Expandido", assinalados pela precariedade social, pelas restrições do solo à produção agrícola, pela insuficiência de serviços básicos e de empregos, pela baixa freqüência escolar e pelas carências de saúde e moradia --, a refletir a disposição do governo de recuperar seus papel histórico no contexto do desenvolvimento do Estado, definindo como prioridade a promocação da justica econômica e social (v. aqui o que se faz em todas as partes pobres do Estado).
fdsfds Assim, pergunta-se: dispõe-se os institutos de pesquisa -- na sua maior parte vinculados à grande mídia, que não recebe mais nenhum tusta do Governo paranaense para propaganda, outrora uma fonte milionária e cuja secura os jornalões aind anão engoliram -- a fazer um levantamento pelo interior do Paraná, a fim de saber o que pensa o povo pobre paranaense -- a camada da população que mais precisa e depende do Estado --, e então dispensar o palpite da grande parte encastelada dos curitibanos?