quinta-feira, 27 de novembro de 2008

# nem tudo é podre no reino de brasília


Um grupo composto por deputados e senadores se reuniu no início da tarde desta quarta-feira para organizar uma frente política. A iniciativa visa dar apoio ao delegado Protógenes Queiroz, afastado da Operação Satiagraha e da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, mas vai além. Seus integrantes pretendem formar uma (outra?) frente parlamentar contra a corrupção.
A reunião ocorreu no gabinete do senador José Nery (PSOL-PA) e contou com a presença dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Romeu Tuma (PTB-SP) e Wellington Salgado (PMDB-MG) e de três deputados do PSOL: Luciana Genro (RS), Ivan Valente (SP) e Chico Alencar (RJ), além do próprio delegado federal Protógenes.
“A investigação realizada pelo delegado Protógenes revelou fatos da maior gravidade que nos deixou estarrecidos (...) Hoje, há uma tentativa de desmoralizar a investigação dele para favorecer a defesa do banqueiro Daniel Dantas”, afirmou a deputada Luciana Genro, a qual admite que há uma articulação entre a tentativa de desmoralizar a investigação e a defesa de Dantas -- cujos resultados não interessam a tanta gente da mais alta cúpula e das elites burguesa e política nacional --, que pediu a nulidade das provas.
O grupo também discutiu formas de combater a corrupção, dentre as quais está a proposta que visa acabar com o sigilo nas investigações que envolvem pessoas que ocupam cargos públicos.
Uma outra reunião ficou marcada para o próximo dia 10 de dezembro, com o objetivo de aumentar o número de participantes e elaborar uma estratégia de ação contra a corrupção -- v. aqui, no espaço virtual do Paulo Henrique Amorim.